Translate

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Uma historia de amor virtual que não deu certo

Maria ganha um computador de presente, em meados do ano de 2005, e descobre que através do computador pode se comunicar com pessoas em locais chamados chats ou salas de bate-papo.
Nesses chats, o acesso é através de apelidos ou nicks que podem ser escolhidos livremente pelos participantes.
Logo no início o acesso era difícil, somente através da linha telefônica, então Maria esperava até à meia-noite por ser esse o horário de mais fácil acesso. E conheceu pessoas e conversou com pessoas e aos poucos foi aprendendo os segredos desse mundo virtual onde tudo era mais bonito, mais simpático e menos assustador que a vida real.
Algum tempo depois surge a ADSL ou banda larga que facilita em muito o acesso a internet e libera a linha telefônica podendo ser usada durante 24 horas por dia.
Através da Microsoft surge o MSN, através do Google o Orkut.
Maria conheceu em um chat um homem simpático e gentil que a convidou a adicioná-lo ao MSN, ela achou estranho que o endereço que ele forneceu continha um .it no final, diferente do .br do seu mas adicionou mesmo assim.
Chegando ao MSN o homem imediatamente começou a falar em italiano e Maria ficou surpresa, não havia percebido que aquele .it significava Italia como o .br significava Brasil.
Ela lhe falou em português que não sabia falar italiano que o italiano que conhecia era o das canções italianas que faziam sucesso no Brasil nos anos 60 e mesmo assim não entendia bem as letras. Ele lhe respondeu: Não será um problema, nós nos entenderemos.
A partir daquele momento toda vez que ligava o computador o homem estava lá, querendo saber onde ela vivia, dizendo que tinha olhado no mapa para ver por onde ela andava e assim cada dia conversavam mais.
Maria encontrou um pequeno vocabulário de italiano e começou a aprender italiano palavra por palavra, apaixonou-se pelo idioma e pelo belo italiano.
Foi sua primeira experiência com o mundo virtual. Com o amor virtual, com o amor pelo idioma italiano e com a desilusão que esse tipo de relacionamento pode causar. Seu primeiro contato com os homens que usam a internet para exibir-se, sentir prazer e depois desaparecerem como se nunca tivessem existido.
Apesar da desilusão, Maria havia adquirido o vírus da internet, começava uma doença, uma crença de que encontraria alguém sincero e verdadeiro nesse mundo de fantasias. Pouco tempo depois, no inicio de 2006 conhece em algum chat um espanhol que diz estar a procura de uma namorada na America do sul e começam a conversar, Maria não sentiu o menor interesse por ele mas continuou a conversar com ele, ele lhe pediu que lhe mandasse um cd de música brasileira e uma calcinha usada, ela mandou o cd mas a calcinha não, pensando que era muita loucura dizendo-lhe que não entendia o porque do pedido, a final se conheciam tão pouco, menos de um mês na verdade. O tal espanhol disse-lhe que tinha um problema e que esperava que ela o aceitasse mesmo assim, que tinha um pênis de 21 cm e que queria mostrar-lhe para que não se assustasse quando chegasse a sua cidade. Dito e feito, acontece que Maria não demonstrou nem espanto, nem assustou-se, simplesmente, olhou e não disse nada.
O homem falou: você é muito fria, não demonstrou nenhuma emoção. Ela perguntou-lhe: que emoção deveria demonstrar? E a conversa e a historia terminaram exatamente nesse momento.
Alguns dias depois, Maria descobre que o espanhol tinha não uma outra namorada na América do sul e sim 7 e a todas elas contava a mesma historia, viúvo, 2 filhos adolescentes que precisavam de uma mãe, e certamente que ele precisava de uma mulher compreensiva e que se deslumbrasse com o tamanho do seu órgão sexual, o que não foi o caso de Maria.
Maria se divertiu muito ao saber das historias românticas do tal espanhol e acabou fazendo amizade com algumas das namoradas.
Uma delas, que se chamava também Maria, era descendente de italianos e foi a Itália tratar da sua dupla cidadania e aproveitando-se desse fato foi até a Espanha onde descobriu que o tal homem era casado e vivia com a mulher e os dois filhos, feliz e contente.
Maria, por sua vez descobriu um site italiano e querendo praticar a língua italiana que estava aprendendo velozmente inscreveu-se no site que tem o nome de Nirvam.it, fez a inscrição em Maio de 2006 e no dia 22 desse mesmo mês conheceu lá um outro italiano de nome Francisco e conversaram um pouco. Ela gostou da foto dele , era bonito, viúvo, uma filha e educadíssimo parecendo ser muito culto e muito religioso.
Poucos dias depois, Maria ao abrir seus e-mails encontra um e-mail de um italiano que diz ser amigo de uma amiga sua (a mesma descendente de italianos que era namorada do espanhol) e que por terem uma amiga em comum poderiam ser também amigos, diz ser viúvo, uma filha, chamar-se José e como apresentação manda uma foto sua.
Surpresa!!!!! José e Francisco...mesma foto.
Mas Maria é uma mulher que acredita na sinceridade das pessoa e responde ao e-mail de José perguntando qual seu verdadeiro nome: Francisco ou José?
Ele responde e explica que como os homens naquele chat só podiam usá-lo por 5 dias gratuitamente e ele se havia já inscrito com outros nomes mas que verdadeiramente se chamava José.
Maria e José começam a conversar e Maria se encanta com sua maneira doce de falar e poucos dias depois já sonha com ele, e lhe diz isso, ele responde você também não me é indiferente e começa a historia de amor de José e Maria. Verdadeiramente Maria se apaixonou perdidamente por ele. O romance durou pouco tempo, por volta de setembro do mesmo ano de 2006
José desapareceu rapidamente como havia surgido e Maria o procurou e chorou e mudou de cidade e chorava ainda quando em Fevereiro de 2007 José reapareceu tão subitamente como havia desaparecido, junto com ele um novo site o Orkut e junto com o Orkut muitas mulheres a assediá-lo, com o Orkut surgiu o ciúmes de Maria e 2007 foi um ano de muito amor, muito ciúmes e muito sofrimento para Maria até que em abril de 2008 depois de 7 horas de conversa José, finalmente, diz a Maria que pensava que a amava,  mas que ele e uma outra mulher lá do Orkut eram duas pessoas livres e que se amavam. Desligou a webcam e desapareceu.
Maria vendeu a maioria de seus móveis, comprou passagem de volta para a sua cidade, entregou o apartamento onde morava e voltou para sua casa, com a escuridão da noite no coração.
Alguns dias depois de estar em casa José aparece no MSN e diz a Maria que está muito doente, que emagreceu cerca de 10 kg e que tudo na vida dele está mudado, que não lhe mostra quanto está magro por respeito a ela, pois se se levantasse poderia perder as calças de tão largas que estavam. Novamente desligou a webcam e sumiu.
O ano de 2008 transcorreu entre lágrimas, tristeza, saudades  e uma grande depressão de Maria e 2009 não foi muito melhor. Maria chegou a interessar-se por outro homem mas a historia não foi duradoura e terminou sem maiores consequências antes do final de 2009.
Começa o ano de 2010 e Maria encontra um pouco de estabilidade emocional, já havia há muito tempo esquecido as historias do Orkut de onde havia se afastado, havia conhecido o Facebook e seus viciantes jogos e sua vida virtual havia se reduzido a isso alguns jogos diários e nada de romances, nada de chats para novas amizades, aprendendo a viver sozinha seja no virtual como no real, passou a dedicar-se à casa, à família, aos netos que vinham surgindo eis que Maria tem vários filhos.
Mas, tranquilidade de pobre...dura pouco ...e eis que José reaparece das sombras e do passado...e Maria, ainda que temerosa, mas acreditando estar curada de sua paixão por ele,(a verdade é que o estar curada era a mentira que repetia a si mesma, como estava curada com o coração disparando só por ver uma mensagem de duas palavras? sentido-o quase sair pela boca cada vez que o via online?)  resolve arriscar novamente a brincar com fogo...acreditando, como o ex-fumante acredita: que pode dar uma tragada ou outra, de vez em quando,  e não voltar ao vício...vã ilusão....
Em pouco tempo se tornaram inseparáveis...José parecia mudado, talvez até tenha mudado, mas quem não mudou foi ela. Voltou a acreditar ...voltou a confiar e perdeu o senso... o senso dos limites de uma relação virtual, apegou-se a ele e pensou que nunca mais o veria sumir, nunca mais a mesma dor da ausência...nunca mais o silêncio...mas depois de quase 5 anos ...Maria viu José ir embora …Porque razão? Ela não sabe...Ele não sabe...só sabem que era uma historia fantasticamente bonita...e historias bonitas...não existem.

Esta é uma história verdadeira que me foi contada por uma amiga, os nomes são fictícios, mas os fatos são reais, talvez faltem alguns detalhes mas basicamente essa é uma das histórias que não deram certo no mundo virtual,  eu a julguei linda e triste, porque historias de amor são sempre tristes quando não dão certo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário