Translate

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Scammers, Hackers, Crackers




Scammers são os grandes vigaristas virtuais. São homens e mulheres que assediam tanto homens como mulheres em busca de vantagens financeiras. Existem milhões desses vigaristas espalhados por todos os redes sociais e sites de relacionamentos com o único objetivo de explorar às pessoas ingênuas e carentes que usam a internet.

Os scammers costumam aproximar-se indistintamente de qualquer usuário com as famosas mensagens que a maioria dos sites, atualmente, trata como spam. Pode-se comparar os scammers ao que na vida real chamamos de estelionatários, pessoas que iludem a outras para tirar vantagem pessoal, os famosos passadores dos contos do pacote, dos bilhetes premiados de loterias, etc

Quem tiver curiosidade e interesse em saber detalhes, e surpreender-se com o número absurdo dessas pessoas, basta digitar a palavra “scammer” na pesquisa do google, e tenho certeza que ficarão tão impressionadas, como eu fiquei, com a relação enorme de sites que falam sobre este assunto.Nesses sites encontramos fotos e nomes que esses falsários costumam usar com mais frequência.


Hackers são pessoas que tem grande conhecimento de informática e que se especializam em modificar programas e/ou aperfeiçoá-los. Os harckers são pessoas que usam o seu conhecimento em benefício de toda a comunidade virtual e certamente em seu próprio também.

Crackers tem também grande conhecimento de informática mas usam esse conhecimento com o objetivo de prejudicarem os demais e se beneficiarem com isso, os crackers espalham vírus, invadem redes, roubam senhas, usam seu conhecimento para todo o tipo de finalidade criminosa.

Não pretendo me aprofundar em nenhum destes assuntos pois não tenho sabedoria para isso, e só um pequeno alerta a quem é novo na vida virtual para que pesquisem e observem muito bem, não façam qualquer download sem observar bem o que lhes pedem para aceitar, não creiam em ofertas milagrosas e nem acreditem em contos de fadas por aqui, tudo é divino maravilhoso até o momento que compreendemos que a internet é o maior milagre da comunicação mas pode ser tão perigosa como a vida real e todo o cuidado, às vezes, é pouco.

Nunca abram e-mails se desconhecem o remetente, e mesmo conhecendo, é preciso saber se o assunto não é algo  despropositado, por exemplo, recebo há algum tempo um e-mail que parece vir de uma amiga, o assunto fala sobre cartão de credito ou sobre crédito na minha conta, ora,  porque minha amiga estaria me enviando cartão de crédito ou creditando dinheiro em minha conta?...isso me indica que a conta da minha amiga foi invadida e está me mandando um vírus, que fazer com o e-mail? lixo eletrônico imediatamente, nem pensar em abrir...

Outro exemplo, recebo uma mensagem no chat do facebook de alguém que nunca fala comigo, referindo um vídeo meu, ora, eu jamais fiz nenhum vídeo...primeiro tento avisar a pessoa que está me mandando um vírus, a pessoa nem me responde e manda várias vezes a mensagem, obviamente a pessoa teve seu facebook invadido...que fazer? eu simplesmente deleto aquela conta dos meus contatos, se for alguém próximo a mim, aviso por telefone e sugiro que faça outra conta ou limpe aquela  e depois me adicione novamente.


Apenas algumas dicas para usarmos a internet com tranquilidade e um pouquinho de segurança. Espero que sirvam a alguém.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Uma historia de amor virtual que não deu certo

Maria ganha um computador de presente, em meados do ano de 2005, e descobre que através do computador pode se comunicar com pessoas em locais chamados chats ou salas de bate-papo.
Nesses chats, o acesso é através de apelidos ou nicks que podem ser escolhidos livremente pelos participantes.
Logo no início o acesso era difícil, somente através da linha telefônica, então Maria esperava até à meia-noite por ser esse o horário de mais fácil acesso. E conheceu pessoas e conversou com pessoas e aos poucos foi aprendendo os segredos desse mundo virtual onde tudo era mais bonito, mais simpático e menos assustador que a vida real.
Algum tempo depois surge a ADSL ou banda larga que facilita em muito o acesso a internet e libera a linha telefônica podendo ser usada durante 24 horas por dia.
Através da Microsoft surge o MSN, através do Google o Orkut.
Maria conheceu em um chat um homem simpático e gentil que a convidou a adicioná-lo ao MSN, ela achou estranho que o endereço que ele forneceu continha um .it no final, diferente do .br do seu mas adicionou mesmo assim.
Chegando ao MSN o homem imediatamente começou a falar em italiano e Maria ficou surpresa, não havia percebido que aquele .it significava Italia como o .br significava Brasil.
Ela lhe falou em português que não sabia falar italiano que o italiano que conhecia era o das canções italianas que faziam sucesso no Brasil nos anos 60 e mesmo assim não entendia bem as letras. Ele lhe respondeu: Não será um problema, nós nos entenderemos.
A partir daquele momento toda vez que ligava o computador o homem estava lá, querendo saber onde ela vivia, dizendo que tinha olhado no mapa para ver por onde ela andava e assim cada dia conversavam mais.
Maria encontrou um pequeno vocabulário de italiano e começou a aprender italiano palavra por palavra, apaixonou-se pelo idioma e pelo belo italiano.
Foi sua primeira experiência com o mundo virtual. Com o amor virtual, com o amor pelo idioma italiano e com a desilusão que esse tipo de relacionamento pode causar. Seu primeiro contato com os homens que usam a internet para exibir-se, sentir prazer e depois desaparecerem como se nunca tivessem existido.
Apesar da desilusão, Maria havia adquirido o vírus da internet, começava uma doença, uma crença de que encontraria alguém sincero e verdadeiro nesse mundo de fantasias. Pouco tempo depois, no inicio de 2006 conhece em algum chat um espanhol que diz estar a procura de uma namorada na America do sul e começam a conversar, Maria não sentiu o menor interesse por ele mas continuou a conversar com ele, ele lhe pediu que lhe mandasse um cd de música brasileira e uma calcinha usada, ela mandou o cd mas a calcinha não, pensando que era muita loucura dizendo-lhe que não entendia o porque do pedido, a final se conheciam tão pouco, menos de um mês na verdade. O tal espanhol disse-lhe que tinha um problema e que esperava que ela o aceitasse mesmo assim, que tinha um pênis de 21 cm e que queria mostrar-lhe para que não se assustasse quando chegasse a sua cidade. Dito e feito, acontece que Maria não demonstrou nem espanto, nem assustou-se, simplesmente, olhou e não disse nada.
O homem falou: você é muito fria, não demonstrou nenhuma emoção. Ela perguntou-lhe: que emoção deveria demonstrar? E a conversa e a historia terminaram exatamente nesse momento.
Alguns dias depois, Maria descobre que o espanhol tinha não uma outra namorada na América do sul e sim 7 e a todas elas contava a mesma historia, viúvo, 2 filhos adolescentes que precisavam de uma mãe, e certamente que ele precisava de uma mulher compreensiva e que se deslumbrasse com o tamanho do seu órgão sexual, o que não foi o caso de Maria.
Maria se divertiu muito ao saber das historias românticas do tal espanhol e acabou fazendo amizade com algumas das namoradas.
Uma delas, que se chamava também Maria, era descendente de italianos e foi a Itália tratar da sua dupla cidadania e aproveitando-se desse fato foi até a Espanha onde descobriu que o tal homem era casado e vivia com a mulher e os dois filhos, feliz e contente.
Maria, por sua vez descobriu um site italiano e querendo praticar a língua italiana que estava aprendendo velozmente inscreveu-se no site que tem o nome de Nirvam.it, fez a inscrição em Maio de 2006 e no dia 22 desse mesmo mês conheceu lá um outro italiano de nome Francisco e conversaram um pouco. Ela gostou da foto dele , era bonito, viúvo, uma filha e educadíssimo parecendo ser muito culto e muito religioso.
Poucos dias depois, Maria ao abrir seus e-mails encontra um e-mail de um italiano que diz ser amigo de uma amiga sua (a mesma descendente de italianos que era namorada do espanhol) e que por terem uma amiga em comum poderiam ser também amigos, diz ser viúvo, uma filha, chamar-se José e como apresentação manda uma foto sua.
Surpresa!!!!! José e Francisco...mesma foto.
Mas Maria é uma mulher que acredita na sinceridade das pessoa e responde ao e-mail de José perguntando qual seu verdadeiro nome: Francisco ou José?
Ele responde e explica que como os homens naquele chat só podiam usá-lo por 5 dias gratuitamente e ele se havia já inscrito com outros nomes mas que verdadeiramente se chamava José.
Maria e José começam a conversar e Maria se encanta com sua maneira doce de falar e poucos dias depois já sonha com ele, e lhe diz isso, ele responde você também não me é indiferente e começa a historia de amor de José e Maria. Verdadeiramente Maria se apaixonou perdidamente por ele. O romance durou pouco tempo, por volta de setembro do mesmo ano de 2006
José desapareceu rapidamente como havia surgido e Maria o procurou e chorou e mudou de cidade e chorava ainda quando em Fevereiro de 2007 José reapareceu tão subitamente como havia desaparecido, junto com ele um novo site o Orkut e junto com o Orkut muitas mulheres a assediá-lo, com o Orkut surgiu o ciúmes de Maria e 2007 foi um ano de muito amor, muito ciúmes e muito sofrimento para Maria até que em abril de 2008 depois de 7 horas de conversa José, finalmente, diz a Maria que pensava que a amava,  mas que ele e uma outra mulher lá do Orkut eram duas pessoas livres e que se amavam. Desligou a webcam e desapareceu.
Maria vendeu a maioria de seus móveis, comprou passagem de volta para a sua cidade, entregou o apartamento onde morava e voltou para sua casa, com a escuridão da noite no coração.
Alguns dias depois de estar em casa José aparece no MSN e diz a Maria que está muito doente, que emagreceu cerca de 10 kg e que tudo na vida dele está mudado, que não lhe mostra quanto está magro por respeito a ela, pois se se levantasse poderia perder as calças de tão largas que estavam. Novamente desligou a webcam e sumiu.
O ano de 2008 transcorreu entre lágrimas, tristeza, saudades  e uma grande depressão de Maria e 2009 não foi muito melhor. Maria chegou a interessar-se por outro homem mas a historia não foi duradoura e terminou sem maiores consequências antes do final de 2009.
Começa o ano de 2010 e Maria encontra um pouco de estabilidade emocional, já havia há muito tempo esquecido as historias do Orkut de onde havia se afastado, havia conhecido o Facebook e seus viciantes jogos e sua vida virtual havia se reduzido a isso alguns jogos diários e nada de romances, nada de chats para novas amizades, aprendendo a viver sozinha seja no virtual como no real, passou a dedicar-se à casa, à família, aos netos que vinham surgindo eis que Maria tem vários filhos.
Mas, tranquilidade de pobre...dura pouco ...e eis que José reaparece das sombras e do passado...e Maria, ainda que temerosa, mas acreditando estar curada de sua paixão por ele,(a verdade é que o estar curada era a mentira que repetia a si mesma, como estava curada com o coração disparando só por ver uma mensagem de duas palavras? sentido-o quase sair pela boca cada vez que o via online?)  resolve arriscar novamente a brincar com fogo...acreditando, como o ex-fumante acredita: que pode dar uma tragada ou outra, de vez em quando,  e não voltar ao vício...vã ilusão....
Em pouco tempo se tornaram inseparáveis...José parecia mudado, talvez até tenha mudado, mas quem não mudou foi ela. Voltou a acreditar ...voltou a confiar e perdeu o senso... o senso dos limites de uma relação virtual, apegou-se a ele e pensou que nunca mais o veria sumir, nunca mais a mesma dor da ausência...nunca mais o silêncio...mas depois de quase 5 anos ...Maria viu José ir embora …Porque razão? Ela não sabe...Ele não sabe...só sabem que era uma historia fantasticamente bonita...e historias bonitas...não existem.

Esta é uma história verdadeira que me foi contada por uma amiga, os nomes são fictícios, mas os fatos são reais, talvez faltem alguns detalhes mas basicamente essa é uma das histórias que não deram certo no mundo virtual,  eu a julguei linda e triste, porque historias de amor são sempre tristes quando não dão certo.



segunda-feira, 18 de maio de 2015

Para início de conversa

Para início de conversa a minha ideia é falar deste momento no mundo.
 A internet chegou para se acomodar e se apossar da comunicação.
A grande maioria das pessoas ou tem um computador, ou um notebook, ou um celular e com eles o acesso fácil à rede.
 As pessoas abandonam o contato pessoal, a aproximação física, pelo contato virtual e parece que são mais íntimas dos amigos virtuais do que daqueles que lhe são próximos fisicamente.
 É mais fácil chamar no chat que usar o telefone. 
Mais simples falar com alguém do outro lado do mundo que com seu vizinho do lado.
Com isso as palavras Amor e Amizade vão tomando um outro rumo, um outro sentido, uma outra vida.
Em pouco tempo estaremos falando de sentimentos como no tempo dos contos da Carochinha: Era uma vez....
Era uma vez alguém que conheceu alguém em uma festa...
Era uma vez uma amizade que começou na Escola...
Era uma vez...uma festa...uma Escola
Por mais novos que sejam os Relacionamentos Virtuais, as amizades, as escolas, e até mesmo os empregos...pouco a pouco vão tomando conta de tudo...para as escolas...já existem escolas à distância (via internet) para praticamente todos os cursos, para o trabalho, a maioria já indica que o candidato deve enviar Curriculum via e-mail...para as Amizades...os sites populares e para os Amores? milhares de sites de Relacionamentos onde uns raros dão certo e outros milhões dão errado.
Pensemos: se nosso cérebro tem um funcionamento que se assemelha a um computador ou os computadores são feitos a imagem e semelhança do nosso cérebro...existem centenas de programadores que trabalham, vivem, e usam a internet... esses programadores que conhecem todos os segredos de um computador são capazes de acertar também quando se relacionam virtualmente...eis que aos poucos
vão usando, mesmo que não seja propositalmente, a sua sabedoria e o seu conhecimento para realizar suas fantasias e fazer de um virtual ...algo quase real...e 
o real onde fica?
Isso é uma teoria minha, algo que me ocorre em razão de coisas que leio na internet, de historias que conheço por me contarem e também por um pouco de vivência pessoal e sobre essas historias pretendo fazer este blog.
Pretendo falar sobre as fraudes da internet, os famigerados scammers que usam a inocência e a ignorância de homens e mulheres para tirar proveito financeiro dessas pessoas, que por carência ou ingenuidade, se deixam explorar.
Falar sobre hackers, sobre o bem e sobre o mal, sobre o respeito e o desrespeito, enfim jogar um pouco de conversa fora e...quem sabe...ajudar a alguém...
Conversar sobre as historias de amor e amizades que começaram no virtual e se transformaram em reais e também de outras que nunca saíram de dentro de um computador, de um teclado e de uma tela de webcam.
Falar do bem que a internet pode nos fazer e também do mal que pode nos causar, se nos deixarmos envolver diante desta máquina maravilhosa que é a tela de um computador e esquecermos de olhar o sol, a lua, as estrelas e o mar, de olharmos nos olhos de quem nos ama, de abraçarmos quem nos acarinha para olharmos para essa tela e para olhos que apenas nos olham sem sentimentos verdadeiros.

E, por agora é só...Até logo mais...